Aconteceu nesta terça-feira, 12/04, o 1º Seminário Municipal de Educação Inclusiva de Jardim Olinda, promovido pela Secretaria Municipal de Educação.
O Seminário tem como meta desenvolver temáticas que abordem a construção de uma educação inclusiva e contou com a presença de 40 professores e pais de alunos.
Na abertura, o Prefeito Juraci Paes ressaltou a importância que a atual administração dá ao tema inclusão na educação, discorrendo brevemente sobre as formas de exclusão social ocorridas ao longo da história.
A palestrante oficial Professora Nilze Brandão fez um breve histórico sobre a APAE sua autogestão e auto defensoria e nas parcerias das escolas publicas e privadas no movimento pró- inclusão escolar.
Por sua vez a psicóloga do município de Jardim Olinda, Dra. Maria Luiza David discorreu sobre seu trabalho realizado junto aos alunos especiais.
A Secretária de Educação Ana Paula, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do Seminário para avaliação do processo de inclusão escolar em âmbito Municipal, para que possamos avaliar o que está sendo oferecido aos nossos alunos e como devemos organizar o sistema educacional de forma a atendê-los plenamente.
O objetivo do Seminário é ajudar os educadores na inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, na rede regular de ensino. A inclusão foi estabelecida pela Constituição de 1988 e reafirmada pela Lei de Diretrizes e Base da Educação de 1996, que trouxe as diretrizes para que essa inclusão acontecesse.
A novidade do seminário é que, além da parte teórica contida nas cinco palestras, houve a parte prática. Foram oferecidas quatro oficinas – Deficiência Visual; Deficiência Auditiva; Deficiência Física; Deficiência Intelectual – com profissionais especializados em cada uma dessas áreas.
