Tv Câmara


Assistir televisão por meio da Internet  está se tornando um hábito cada vez mais comum em diversas partes do mundo, trata-se do advento da televisão interativa que está transformando significativamente o setor dos meios de comunicações de massa. Aos poucos vai se tornando um hábito a prática do telespectador assistir somente os programas que deseja e no momento que tenha disponibilidade. Além disso, também é possível acompanhar a programação da televisão convencional de algumas emissoras por meio da Internet.

  A digitalização da rede de televisão e a convergência com a Internet são as maiores expectativas dos empresários do setor em termos tecnológicos e de projetos. Outra tendência é a de crescimento de parcerias entre empresas nacionais e internacionais em termos de programação e operações conjuntas, como, por exemplo, as parcerias estabelecidas entre SBT/Warner/Disney e Globo/Microsoft (canal Futura).

  Em 12 de janeiro de 2004 teve origem a IT’S TV, uma televisão brasileira direcionada exclusivamente para ser veiculada via Internet. É uma televisão que surge no contexto da Internet, tirando proveito da sinergia e da interatividade da tecnologia digital disponível a fim de construir uma mídia diferente, a exemplo do que ocorre em países como Alemanha, Japão e Estados Unidos. 

A emissora de televisão IT’S TV foi a segunda a funcionar no Brasil, a primeira foi a ALL TV, criada em São Paulo no ano de 2002. Tratam-se de duas emissoras que surgiram excepcionalmente para funcionar com base na Internet, ao contrário das emissoras comerciais convencionais que funcionam em freqüências UHF, VHF e a cabo, e que apenas posteriormente passaram a incorporar funcionalidades oferecidas pela Internet visando estabelecer maior interatividade com o seu público.

Quanto à viabilidade de uso a televisão via Internet ainda é algo para pouco, isso devido aos altos custos com equipamento para que seja possível assistir a programação com um mínimo de qualidade. Para assistir à televisão via Internet é preciso investir um pouco na configuração do computador, principalmente no que diz respeito à memória, placa de vídeo, processador e conexão com a internet, uma vez que a quantidade de megabytes consumidos durante as transmissões de programas e para a realização de downloads e uploads é consideravelmente elevada.

É possível veicular programas de TV via Internet, porém a rede possui algumas restrições e a veiculação de programações muitos pesadas ou em alta resolução torna-se muito lenta e sobrecarrega a rede. Existem ainda países em que o uso da Internet é privilégio exclusivo do Governo. Por motivos econômicos, no Brasil, seu uso ainda é limitado a determinadas camadas sociais.